Há muito que eu, a Ana e a Mafalda falávamos num fim-de-semana de amigas algures… muito embora soubesse que seria uma tarefa complicada alinhar as nossas três agendas, mas a verdade é que lá conseguimos! O destino escolhido foi Évora por ser relativamente perto de casa, mais precisamente o Convento do Espinheiro, um hotel lindíssimo, cheio de história e que há muito constava da minha lista de sítios a descobrir… pareceu-nos ser a melhor escolha para uma escapadinha de amigas, num sítio sossegado, em sintonia com a natureza. Já sabem como adoro a paz do “meu” Alentejo, para além de ser sempre bom revisitar a cidade de Évora.

Vim a saber, através da visita guiada que pode ser feita todos os dias no Convento, que o mesmo está classificado como Monumento Nacional e Património Mundial pela UNESCO. Está imaculadamente bem preservado, com um toque de modernidade muito embora mantenha os principais traços da época em que foi construído (século XV para ser mais precisa). E o que mais gostei no hotel foi o facto de ser bastante abrangente, capaz de receber e agradar a todo o tipo de visitantes… desde casais, a famílias, para a organização de casamentos ou recepção de grupos internacionais – há actividades para todos os gostos: desde um spa fabuloso com piscina interior aquecida, um pequeno ginásio, dois restaurantes e a capela. No exterior, para além dos vastos jardins (onde é possível cruzarem-se com os coelhinhos que passeiam livremente), existe uma bela piscina e um parque infantil. E claro está, a beleza envolvente da paisagem alentejana, priceless!

Tivemos a sorte de apanhar dois dias de sol intenso em pleno Novembro, o chamado Verão de São Martinho muito embora tenha ido preparada para o friozinho. Depois de um passeio pela zona histórica de Évora, foi desfrutar de algumas das actividades que o hotel dispõe. Tivemos oportunidade de fazer o nosso almoço, pizzas ao nosso gosto na nova pizzaria do hotel, um workshop na companhia da chef de pastelaria que nos ensinou a fazer pãozinho e bolo rei… rainha no meu caso porque é o meu favorito e ainda passar uma manhã pelo spa do hotel.

Antes do regresso, um almoço que foi o ponto alto da nossa escapadinha… bom pelo menos para mim, ou não tivesse eu sido educada com os paladares alentejanos sempre presente à mesa. Almoçámos na Tasca do Chef, uma sala reservada e cuidadosamente decorada para o efeito, onde pudemos degustar uma série de sabores típicos alentejanos pelas mãos do chef Hugo Silva entre eles umas deliciosas migas de camarão com bacalhau e uns espargos com cogumelos – absolutamente divinal, sendo que eu sou sempre um bom garfo!

Como podem imaginar, dois dias tão preenchidos (e saborosos) ainda assim souberam a pouco. Fiquei com uma vontade enorme de voltar ainda para mais depois de saber que o Convento do Espinheiro é um hotel Dog Friendly e que dispõe de quartos especiais e com acesso directo ao jardim para todos os hóspedes que se façam acompanhar dos seus amigos de 4 patas até 15kg.


Convento do Espinheiro, Canaviais, Évora
t. 266788200
e. reservas@conventodoespinheiro.com
w. www.conventodoespinheiro.com

2 comentários
  1. Boa noite Andreia

    Pode indicar de onde sao os jeans pretos que surgem ba foto da escapadinha a Évora.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *