Conseguem adivinhar um dos meus lanches favoritos? Frutos secos sobretudo Amêndoas, Nozes e Castanhas-do-Brasil. Apesar de sempre ter apreciado este tipo de frutos, só nos últimos três anos é que passaram a ser regulares na minha alimentação. E ainda bem que acordei para o assunto porque fazem-nos bem a TUDO! Tanto que passei a ter um pote sempre cheio na secretária do trabalho.

São ricos em gordura “boa” (gordura insaturada), fibras e proteína. Além disso, ajudam a controlar os níveis de glicémia, regulam o trânsito intestinal e promovem a sensação de saciedade. Eu cá gosto de os comer como snack rápido pré-treino ou quando pretendo enganar o estômago. O truque (que aprendi com a Lillian Barros) é comer apenas e só uma mão cheia – fechada claro – até porque apesar de saudável não deixa de ser um snack altamente calórico. Faço também por variar até porque há uma certa tendência a consumir sempre o mesmo… uns dias como amêndoas, outros nozes… até porque têm valores nutricionais ligeiramente diferentes, todos eles importantes para o nosso organismo.

Mas só mais recentemente é que passei a consumir Castanhas-do-Brasil e foi por indicação da minha médica. Nunca imaginei que um fruto seco pudesse ter tanta importância na recuperação do meu equilíbrio hormonal – é muito indicado para quem tem disfunções na tiróide daí ter passado a incluí-las na minha rotina. Apenas requer algum controle nas quantidades, tenho ordem para comer entre 4 a 6 por dia. A razão prende-se com o facto de serem uma fonte natural de selénio, que em excesso torna-se tóxico e prejudicial para o organismo. São igualmente importantes para quem procura ganhar massa muscular, perder peso e reforçar o sistema imunológico. E pensar que são um fruto seco que ainda passa tão despercebido por cá… vale a pena experimentar.

Encomendo sempre os meus frutos secos da Prozistêm sempre 10% de desconto em todo o site utilizando o código ANDREIACALISTO – esta semana em compras superiores a 30€ recebem packs de frutos secos (amêndoas, nozes, cajus, avelãs e amendoins) e em compras superiores a 50€ recebem também as castanhas cozidas a vapor.

Com o novo ano é normal o regresso a um estilo mais regrado, falo por mim que quero muito limpar o organismo dos excessos dos últimos dias e voltar à minha rotina. E por experiência própria, se quiserem melhorar os vossos hábitos alimentares e começar por algum lado, comecem pela alimentação fazendo pequenas trocas. Façam escolhas mais acertadas, troquem os lanches processados por alimentos de verdade – os frutos secos são uma óptima opção para trazerem sempre convosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *